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Programação em Dispositivos Móveis

(en: Mobile Device Programming)

Professor: Paulo Pereira

Ano: 3
Semestre: 5
ECTS: 6

Repositório
Informação institucional no ISEL

Objectivos

Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:

  1. Demonstrar conhecimento sobre o modelo de programação de uma das principais plataformas de suporte ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
  2. Avaliar as decisões de desenho no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis capazes de manipular recursos locais ao dispositivo e remotos;
  3. Desenvolver (desenhar, implementar, testar e instalar) aplicações para dispositivos móveis na plataforma escolhida.

Programa

Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, concretizado numa das plataformas mais usadas na indústria.

  1. Arquitetura e modelo de programação da plataforma escolhida
  2. Ciclo de produção: desenvolvimento, instalação, monitoração, diagnóstico e depuração de erros;
  3. Anatomia de aplicações; tipos de componentes e resolução de dependências;
  4. Ativação de componentes: ciclo de vida, modelo de concorrência e hospedagem;
  5. Construção de interfaces gráficas com o utilizador: framework de controlos gráficos, modelo de eventos e modelo de concorrência;
  6. Armazenamento persistente de dados no dispositivo;
  7. Acesso a recursos remotos (e.g. através do protocolo HTTP), técnicas elementares de replicação e de reconciliação de réplicas
  8. Aspetos de realização e boas práticas considerando as especificidades das plataformas.

Resultados

A conceção de aplicações para dispositivos móveis requer cuidados de desenho adicionais, dados os recursos computacionais existentes. Assim, para além do estudo das técnicas existentes, importa também conhecer a plataforma usada e compreender as decisões de desenho tomadas pelos seus projetistas.

Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos, para abordar os aspetos de conceção de aplicações para a plataforma escolhida. Os pontos 1, 3, e 4 do conteúdo programático viabilizam a concretização do primeiro objetivo de aprendizagem.

A exposição dos conteúdos é acompanhada de considerações acerca de boas práticas (ponto 8) concretizadas em casos reais. O uso de casos reais e o estudo em profundidade da plataforma são coerentes com o segundo objetivo de aprendizagem.

Os restantes pontos (2, 5, 6 e 7) viabilizam a criação de soluções completas estando, portanto, em coerência com o terceiro objetivo de aprendizagem.

Bibliografia

Android reference documentation

“Learning Android, 2nd Edition” by M. Nakamura, M. Gargenta. Released 2014. Publisher(s): O’Reilly Media, Inc. ISBN: 9781449319236.

“Kotlin for Android Developers: Learn Kotlin the easy way while developing an Android App” by A. Leiva. Released 2016. Publisher(s): CreateSpace Independent Publishing Platform. ISBN: 9781530075614.

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