Programação em Dispositivos Móveis
Objectivos
Os estudantes que terminam com sucesso esta unidade curricular serão capazes de:
- Demonstrar conhecimento sobre o modelo de programação de uma das principais plataformas de suporte ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis;
- Avaliar as decisões de desenho no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis capazes de manipular recursos locais ao dispositivo e remotos;
- Desenvolver (desenhar, implementar, testar e instalar) aplicações para dispositivos móveis na plataforma escolhida.
Programa
Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, concretizado numa das plataformas mais usadas na indústria.
- Arquitetura e modelo de programação da plataforma escolhida
- Ciclo de produção: desenvolvimento, instalação, monitoração, diagnóstico e depuração de erros;
- Anatomia de aplicações; tipos de componentes e resolução de dependências;
- Ativação de componentes: ciclo de vida, modelo de concorrência e hospedagem;
- Construção de interfaces gráficas com o utilizador: framework de controlos gráficos, modelo de eventos e modelo de concorrência;
- Armazenamento persistente de dados no dispositivo;
- Acesso a recursos remotos (e.g. através do protocolo HTTP), técnicas elementares de replicação e de reconciliação de réplicas
- Aspetos de realização e boas práticas considerando as especificidades das plataformas.
Resultados
A conceção de aplicações para dispositivos móveis requer cuidados de desenho adicionais, dados os recursos computacionais existentes. Assim, para além do estudo das técnicas existentes, importa também conhecer a plataforma usada e compreender as decisões de desenho tomadas pelos seus projetistas.
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos, para abordar os aspetos de conceção de aplicações para a plataforma escolhida. Os pontos 1, 3, e 4 do conteúdo programático viabilizam a concretização do primeiro objetivo de aprendizagem.
A exposição dos conteúdos é acompanhada de considerações acerca de boas práticas (ponto 8) concretizadas em casos reais. O uso de casos reais e o estudo em profundidade da plataforma são coerentes com o segundo objetivo de aprendizagem.
Os restantes pontos (2, 5, 6 e 7) viabilizam a criação de soluções completas estando, portanto, em coerência com o terceiro objetivo de aprendizagem.
Bibliografia
Android reference documentation
“Learning Android, 2nd Edition” by M. Nakamura, M. Gargenta. Released 2014. Publisher(s): O’Reilly Media, Inc. ISBN: 9781449319236.
“Kotlin for Android Developers: Learn Kotlin the easy way while developing an Android App” by A. Leiva. Released 2016. Publisher(s): CreateSpace Independent Publishing Platform. ISBN: 9781530075614.